sábado, 5 de fevereiro de 2011

Entrevista - Fernando Cury

1 - Nome:

Fernando Cury Solera “Pandão”

2 - Pagina na Web:


3 - Idade:

31 anos

4 - Existem vários blogs de futebol. O que o seu blog Canelada oferece como diferencial:

O Canelada é um blog criado para dar conteúdo para todas as torcidas.

Havendo alguém interessado em gerar conteúdo sobre um determinado time, ele tem chance de ser um colaborador do Canelada e representante de sua torcida, seja ela a torcida do Corinthians, Flamengo, ou XV de Piracicaba.

Até aí já vemos alguns blogs surgindo com esse perfil. Mas o diferencial do Canelada são os posts vindos “direto das mesas de um bar”. A linguagem é a de torcida. O blogueiro representa sua torcida e seu time. Ou seja, a linguagem é apaixonada, como o futebol é apaixonante.

5 - Quando e como surgiu a idéia para criar o seu blog:

Surgiu no final de 2009. Eu tinha a ideia de criar um blog com representantes dos 4 grandes de São Paulo (Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians). Eu criaria pseudônimos e tentaria ser o representante oculto das quatro torcidas. Mas seria uma tarefa muito difícil, afinal, como manter tanto conteúdo??? Aí comentei essa ideia com meu sócio, o Vinicius Vidal. Ele achou bom e quis ser o blogueiro são-paulino, além de cuidar de toda a parte técnica do blog. E foi assim que começou. Éramos dois, hoje somos mais de 40.

6 - Tem um post seu favorito?

Ah, tenho sim! É uma série de posts que fiz no início do blog e que rendeu ótima repercussão. Eu era o único colunista santista, e resolvi fazer um post sobre um assunto que sempre me pareceu interessante. Os Meninos da Vila. O tal post virou quatro e expressaram bastante o que eu enxergo sobre o Santos, um time de história inigualável, e presente constantemente renovável.


7 - Quais os outros blogs de futebol que gosta de ler?

Gosto bastante do Futirinhas por causa do humor. Caras assim sempre têm bastante repercussão e não têm comprometimento nenhum que não seja fazer rir. Isso sem falar que eles exploram o lado provocativo do torcedor. Gosto disso.

Tem um pessoal que tem uma ideia semelhante à nossa. Chama-se “OsGeraldinos”. Tem alguns colunistas bem legais por lá.

Como santista leio bastante o blog do Odir Cunha, do Mauro McFly e o blog do torcedor no GE, com o Kako Ferreira.

Fora isso, as colunas de jornalistas como a do Juca Kfouri sempre são bacana de ler, apesar de que após você ingressar nesse meio, acaba percebendo que jornalista conceituado e renomado dando tiro no escuro é o que mais tem.

8 – Gosta de ler blogs de outros interesses, como cinema, política...

Sim! Leio bastante blogs de cultura pop, tecnologia, nerdices em geral, e coisas do gênero. Consumo muito esse tipo de conteúdo também.

9 - Tem uma dica para blogueiros iniciantes

A responsabilidade. Quando uma pessoa decide qual o nicho de conteúdo publicará em seu blog, tenha consigo a responsabilidade ao publicar sua opinião. O melhor amigo do blogueiro é o Google. Qualquer assunto que queira comentar, o mais importante é ler sobre, pesquisar bastante e se tiver dois lados da moeda, tente saber por que. À medida que um blog cresce e passa a ter audiência, o peso do blogueiro como formador de opinião é grande, e se a pessoa tiver consciência disso, tudo vai dar certo.

10 – Teve de apreender palavras como SEO, widget, meta – tags, ou se utilizou de outros métodos?

Eu já conhecia essas expressões. Trabalho com isso há mais de 3 anos. ;)

11 – Qual a sua opinião hoje sobre blog's? Você se imagina blogando daqui a dez, quinze anos?

Acho que os blogs, em suma, são espaços para exposição de ideias e discussão sobre elas. É o que os novos conceitos de internet nos propõe. Algo colaborativo e nunca acabado. Você tem uma ideia e a compartilha. Alguém tem uma ideia para melhorar a sua e a compartilha também. E assim vai. É o básico da nova comunicação das novas mídias. Você não é dono da ideia, e sim parte dela.

Se eu estarei blogando daqui 10 ou 15 anos? Espero que sim. Espero na verdade contribuir sempre com conteúdo e melhorar dia após dia minha qualidade. Ler muito e experimentar mais ainda. Se ainda tivermos blogs em 2025, por que não? Mas se não existirem mais, existirão outras formas de comunicação melhores ainda, e aí eu poderei dizer nostálgico: Bom era no tempo dos blogs!!! :D

12 – Tem um filme sobre futebol preferido? Logo irá sair um sobre o Heleno de Freitas com o Rodrigo Santoro. Acha que será bom?

Gosto do “Boleiros”. Mas ele é um filme nerd-futebolístico. Coisa pra nerd de futebol gostar. Ele retrata como são as vidas de jogadores, especialmente os antigos. Tive contato com ex-jogadores no projeto que trabalhei no ano passado (http://brasileiraopetrobras.com.br), e vi que a vida de um ex-jogador de futebol pode ser muito complicada se a cabeça não estiver no lugar.

Sobre o filme do Heleno de Freitas, não vi muita coisa ainda, mas parece que tem potencial. Assistirei com certeza.

13 – Na sua opinião qual o melhor programa de futebol que passa na televisão, seja na tv aberta ou fechada?

Gosto de quase todos da ESPN. Acho as mesas redondas da TV aberta verdadeiras piadas sem credibilidade alguma, e o Globo Esporte depois do Tiago Leifert, até vai bem, mas pelo tom humorístico das matérias.

14 – Na sua opinião, quais são os melhores jornalistas esportivos que ainda estão na ativa. Não só na área do blog, mas aqueles que ainda atuam nas rádios, nas suas colunas de jornais, na televisão...

O PVC é um monstro! Não todos, mas a maioria do pessoal da ESPN manda bem sim. Tem alguns jornalistas do SporTV que não podem ser ignorados, mas eles sempre têm que se amarrar no jeito Globo de ser, e assim, ficam debilitados.

15 – Melhor livro sobre futebol:

Na Grande Área – Armando Nogueira

16 – Estamos quase terminando este primeiro mês do ano. Até o momento, qual foi a grande notícia do futebol

Sem dúvidas o barulho que a contratação do Ronaldinho pelo Flamengo fez foi a bomba do semestre. Se vai dar certo, eu não coloco minha mão no fogo.

17 – Melhor jogador que já viu jogando?

Ronaldinho Gaúcho / Messi

18 – Pontos corridos ou mata- mata? Porque?

Pontos corridos.
Primeiro pela justiça. Ganha o mais regular e ponto final.

Depois, pelo simples fato de que o futebol brasileiro sofrerá cada vez mais enquanto for se distanciando do europeu. Inclusive em calendário. Hoje se começa o campeonato nacional de um jeito e se termina de outro devido à maldita janela de contratações no meio do ano. Isso é um absurdo! Se ao menos tivéssemos o calendário adequado com o europeu, isso não seria tão agressivo, mas o ideal é que os clubes brasileiros tenham seus cofres “adequados” com os europeus. Espero que as coisas mudem em breve.

19 – Além do esporte que cobre, quais são os outros assuntos pelo qual se interessa?

Comunicação, tecnologia, e outros esportes também.

20 - Uma frase:

“O futebol não é questão de vida ou morte. É muito mais importante!” - Bill Shankly.


2 comentários:

  1. Olá Bruno querido!
    Parabéns por trazer mais uma entrevista interessante e com um tema que é a paixão da galera...rsrs... Eu te confesso que sou uma verdadeira "tchonga" nesse assunto e também nem fascínio por ele, mas, em compensação, meu marido e meu irmão são verdadeiros apaixonados... Gostei de conhecer o Fernando! Gostei muito do modo objetivo, sem "firulas" com que ele fala sobre futebol!
    Parabéns aos dois e muito sucesso ao "time" (equipe) do Fernando!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Bruno, você é ótimo!!!!

    A ideia de trazer um blogueiro que fala de futebol foi excelente porque é um assunto que agrada a muitos brasileiros(meu irmão, por exemplo).
    Achei bem engraçado o nome do blog dele: Canelada!(Sei lá, me vem logo a ideia de falta na canela ou chute desengonçado! rsrs)

    Fernando,

    Adorei o seu comentário sobre os blogs daqui a alguns anos e sua frase, que mostra bem sua paixão pelo esporte.
    Ah, OS GERALDINOS E ARQUIBALDOS eu conheço como programa de comentários esportivos da Rádio Tupi aqui do RJ, comandado pelo Washington Rodrigues, conhecido jornalista da área (sei porque o meu fanático querido irmão do meio ADORA ouvir isso! rsrs)

    Um abração a ambos!
    (Bruno, quebrou a tradição: trouxe um menino dessa vez,ahn? Legal! rs)

    Mary:)

    ResponderExcluir